quarta-feira, 22 de agosto de 2012
domingo, 19 de agosto de 2012
1ºano C - Profª Célia
Continuamos a brincar com as letras e palavras para que as crianças levantassem hipóteses e escrevessem.
Procedi da mesma forma que no jogo anterior entregando para cada grupo de três nomes de objetos ou comidas que tem na cozinha, escritos em cartelas, recortadas por letras.
Procurei criar um estímulo que desta vez foi apontar a letra inicial de cada palavra e ficou assim:
Procedi da mesma forma que no jogo anterior entregando para cada grupo de três nomes de objetos ou comidas que tem na cozinha, escritos em cartelas, recortadas por letras.
Procurei criar um estímulo que desta vez foi apontar a letra inicial de cada palavra e ficou assim:
1ºano C - Profª Célia
Olá pessoal!!
O 1º ano C está de volta ...
A fim de apoiar e incentivar as crianças a continuar mantendo limpo e agradável o ambiente da escola, resolveu-se encrementar o SOS Recreio, projeto da escola que começou no 1º semestre de 2011.
Para isso, todas as turmas dia a dia observaram pátio e banheiros antes e após o lanche.
Antes do recreio, o ambiente estava limpo e o pátio com lixos nas latas de lixo.
Após o lanche, encontrou-se restos de comida, saquinhos e potinhos vazios embaixo das mesas.
As crianças fizeram o que chamou-se de ação "Cata Lixo" e criaram os cartazes da " Vergonha".
Aproveitei o gancho e fiz um levantamento do que as crianças encontraram como lixo e deixei os nomes escritos na lousa.Surgiram: lata de refrigerante, caixinha de suco, canudos, potes de danone, saco de salgadinhos...
Resolvi então brincar com as letras e palavras interligando o Projeto SOS Recreio ao Projeto Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, associando-os à alfabetização.
Deixei as palavras como "banco" na lousa e escrevi os nomes dos lixos em cartelas recortadas, em letras e embaralhei-as , distribuindo para cada grupo, dois ou três nomes.
À medida que descobriram os nomes foi uma empolgação!!!
Após a descoberta, colocaram no papel e desenharam.Ficou assim:
O 1º ano C está de volta ...
A fim de apoiar e incentivar as crianças a continuar mantendo limpo e agradável o ambiente da escola, resolveu-se encrementar o SOS Recreio, projeto da escola que começou no 1º semestre de 2011.
Para isso, todas as turmas dia a dia observaram pátio e banheiros antes e após o lanche.
Antes do recreio, o ambiente estava limpo e o pátio com lixos nas latas de lixo.
Após o lanche, encontrou-se restos de comida, saquinhos e potinhos vazios embaixo das mesas.
As crianças fizeram o que chamou-se de ação "Cata Lixo" e criaram os cartazes da " Vergonha".
Aproveitei o gancho e fiz um levantamento do que as crianças encontraram como lixo e deixei os nomes escritos na lousa.Surgiram: lata de refrigerante, caixinha de suco, canudos, potes de danone, saco de salgadinhos...
Resolvi então brincar com as letras e palavras interligando o Projeto SOS Recreio ao Projeto Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, associando-os à alfabetização.
Deixei as palavras como "banco" na lousa e escrevi os nomes dos lixos em cartelas recortadas, em letras e embaralhei-as , distribuindo para cada grupo, dois ou três nomes.
À medida que descobriram os nomes foi uma empolgação!!!
Após a descoberta, colocaram no papel e desenharam.Ficou assim:
Na aula de tecnologia, junto com a professor Renata, as crianças assistiram a alguns filmes que incentivavam a limpeza.
sexta-feira, 8 de junho de 2012
1ºano C - Profª Célia
A aula do dia 9 de maio foi a mais envolvente e curtida pelas crianças.
Como o grupo queria presentear as mães, pensei em algo que além de ter ligação com o projeto Jogos e Brincadeiras representasse o sentimento de cada um por este ser maravilhoso que é a “Mãe”.
Foi aí que surgiu a ideia de desenhar e dar vida à mãozinha, pois é com ela que se faz carinho, que se constrói, que se brinca...
Antes de criar com a mão a professora Renata e eu resolvemos cantar algumas músicas que nomeavam as partes do corpo.
Cantamos a música “Boneca de Lata”:
Minha boneca de lata bateu o pé no chão levou mais de uma hora para fazer arrumação...
Desamassa aqui, desamassa dali pra ficar boa!!
“Para acabar com aborrecimento...”
Para acabar com aborrecimento basta fazer um simples movimento...
Com a mão , com a outra....
“Fala bum ticabum...
Fala bum ticauaca
Ticauaca ticabum
Aha ouê...”
Além de outras músicas indígenas...
Nossa !!! Como foi lindo !!
As crianças empolgados mergulharam no mundo da Arte, Cantando, dançando, brincando...
Depois desenharam e deram vida à mão e escreveram o que a mãe representava para eles.
Sugiu:
· “A mãe é amor”
· “A mãe é paz”
· “A mãe é leitura”
· “A mãe é comida”
· “A mãe é coração”
Puxando o gancho para o Projeto, fizemos um levantamento de brincadeiras que fazemos com as mãos.
Surgiu: vôlei, queimada, peteca, basquete...
Na sala de Leitura
Fomos à sala de leitura para assistir ao vídeo da “ Cigarra e a Formiga”
E como as crianças estavam curiosas para saber como se escrevia na lousa digital, aproveitei o gancho do Projeto Jogos e Brincadeiras e pedi que escrevessem nomes de brinquedos com a caneta digital.
Foi muito divertido, pois para eles, aquele momento foi mágico.
Algumas disseram:
- “Que lousão!!”
- “ É um computador gigante!!”
- “Quero sempre brincar nele!”
1ºano C - Profª Célia
A fim de encrementar o Projeto Jogos e Brincadeiras, as crianças foram à sala de Informática e, juntamente com a professora Renata, manuseararam o computador e descobriram vários jogos.
Aproveitou-se a oportunidade e a turma jogou o jogo do alfabeto, brincou de forca e até caçou palavras, envolvendo nomes de jogos e brincadeiras.
Assinar:
Postagens (Atom)